terça-feira, 19 de fevereiro de 2008
Links que deves visitar:
- http://sti.br.inter.net/rafaas/biologia-ar/introducao.htm - neste site encontras informação aprofundada sobre a evolução e as suas diversas vertentes. Contem imagens que permitem perceber os conteúdos nela abordados.
- http://www.ucmp.berkeley.edu/history/lamarck.html - aqui, existe uma biografia detalhada sobre quem foi Lamarck. Por onde passou e o que estudou este homem que foi o primeiro a introduzir o termo biologia na sociedade científica.
- http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q=exercicios+sobre+lamarck&meta= - Ora aqui está um site com bastantes exercícios para pores à prova os teus conhecimentos sobre Lamarck e as suas teorias da evolução, bem como o resto da matéria na temática da Evolução das Espécies.
- http://www.simbiotica.org/argumentosevolucao.htm - Esclarece-nos sobre os vários argumentos a favor da evolução, site muito completo com optimas imagens para facilitar a compreensão da informação abordada nele.
Exercício3
Identifica quem defende as seguintes frases apresentadas: Lamarck/Darwin
a) Há alterações estruturais decorrentes da adaptação de uma espécie, em resposta a novas necessidades impostas por mudanças ambientais e essas mesmas alterações são transmitidas à prole.
b) A característica - musculatura desenvolvida - adquirida por um alterofilista deverá ser transmitida aos seus descendentes.
c) O meio cria necessidades que determinam mudanças na morfologia dos indivíduos que, pelo uso, se estabelecem, tornando-se mais bem adaptados.
d) Entre os indivíduos de uma espécie existem variações. O meio exerce uma selecção natural que favorece os indivíduos que possuem as características mais apropriadas para um determinado ambiente e num determinado tempo, tornando-os aptos e elçiminando gradualmente os restantes.
e) Os organismos complexos originaram-se progressivamente a partir de outros mais simples.
NOTA: Envia a resolução deste exercício para o nosso email, tevolucao@gmail.com, nós vamos corrigi-lo e enviart-te o resultado do teu trabalho.
Exercicio2
Considerando que o ancestral do flamingo actual era uma ave de patas curtas, explique as longas patas dos flamingos actuais, de acordo com:
A - Lamarck.
B - Darwin.
2.1 - Refira aspectos comuns entre Lamarck e Darwin?
2.2 - Realce a importância do meio ambiente na evolução das espécies segundo cada uma das duas teorias.
NOTA: Envia a resolução deste exercício para o nosso email, tevolucao@gmail.com, nós vamos corrigi-lo e enviart-te o resultado do teu trabalho.
quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008
Exercicio 1
Que características comuns apresentam os membros dos Vertebrados
1 - Compara os esqueletos dos membros dos vertebrados considerados , identificando semelhanças e diferenças entre eles.
2 - Relaciona as estruturas anatómicas representadas com a função que exercem no respectivo meio.
3 - Como relacionar estas estruturas com o evolucionismo?
NOTA: Envia a resolução deste exercício para o nosso email, tevolucao@gmail.com, nós vamos corrigi-lo e enviar-te o resultado do teu trabalho.
1 - Compara os esqueletos dos membros dos vertebrados considerados , identificando semelhanças e diferenças entre eles.
2 - Relaciona as estruturas anatómicas representadas com a função que exercem no respectivo meio.
3 - Como relacionar estas estruturas com o evolucionismo?
NOTA: Envia a resolução deste exercício para o nosso email, tevolucao@gmail.com, nós vamos corrigi-lo e enviar-te o resultado do teu trabalho.
terça-feira, 12 de fevereiro de 2008
Síntese 1
Ideias Chave
- Podem considerar-se duas perspectivas antagónicas sobre a origem das espécies que povoam actualmente a Terra: o fixismo e o Evolucionismo.Segundo Lamarck, os organismos complexos originaram-se a partir de outros mais simples.
- Em resposta às solicitações do ambiente, os organismos adquirem ou perdem determinadas características e essas alterações são transmitidas à descendência.
- Lamarck sugere que os mecanismo que presidiram à evolução das espécies se podem resumir a duas leis: Lei do Uso e do Desuso e Lei da Herança dos Caracteres Adquiridos.
- a evolução é, em suma a forma como o mundo genético de uma população se altera ao longo do tempo como resultado da selecção natural.
sábado, 9 de fevereiro de 2008
Argumentos da Evolução: Dados paleontológicos
O registo fóssil é um dos melhores dados que apoia o evolucionismo. Através da paleontologia (estudo dos fósseis) concluiu-se que o nosso planeta, à milhões de anos atrás foi habitado por seres que apresentavam características que correspondem, na actualidade, a dois grupos diferentes de organismos, sendo denominadas por formas intermédias ou sintéticas.
(Fonte:Manuel do presente ano lectivo: Terra, Universo de vida; site:http://sti.br.inter.net/rafaas/biologia-ar/introducao.htm)
Fig. Archaeopteryx é um fóssil de um organismo que provavelmente terá vivido há cerca de 150 milhões de anos. Possui asas e penas que são características das aves e, por outro lado, evidencia dentes e uma lunga cauda com vértebras que são características dos répteis. (imagem retirada de: http://www.achetudoeregiao.com.br/dinossauros/archaeopteryx.htm )
segunda-feira, 28 de janeiro de 2008
Argumentos da Evolução: Dados da Bioquímica
Existe uma unidade molecular nos seres vivos, pois os mecanismos básicos são os mesmos, tal como os componentes bioquímicos fundamentais (5 tipos de nucleótidos, 20 tipos de aminoácidos, actuação enzimática, código genético, processos metabólicos). As variações apresentam uma gradação, sugerindo uma continuidade evolutiva (quanto mais afastados filogeneticamente se encontrarem dois organismos, mais diferem na sequência de DNA, na sequência de proteínas e, portanto, nos processos metabólicos que essas proteínas controlam).
Argumentos da Evolução: Dados da Citologia
Apesar das diferenças consideráveis que se podem observar entre os seres vivos, os dados microscópicos revelam que todos os seres são constituídos por unidades estruturais, as células. À semelhança da constituição das células animais e das células vegetais, associam-se processos metabólicos igualmente idênticos. A universalidade estrutural e funcional do mundo vivo constitui um forte argumento a favor de uma origem comum. Teoria celular, considerada o segundo grande princípio da Biologia do século XIX, foi enunciada por Schleiden e Schwann(1839), os quais propuseram que todos os animais e plantas são formados por pequenas unidades fundamentais designadas células. Estas formam-se sempre a partir de outra pré-existente, por divisão celular.
(Fonte: http://curlygirl.naturlink.pt/evolucao.htm#citologicos; Manual do presente ano lectivo: Terra, universo de Vida)
sábado, 26 de janeiro de 2008
Argumentos da Evolução: Dados da Embriologia
O estudo comparado da embriologia de diversos vertebrados mostra a grande semelhança de padrão de desenvolvimento inicial. À medida que o embrião se desenvolve, surgem características individualizantes e as semelhanças diminuem.
Esta imagem foi retirada de: http://sti.br.inter.net/rafaas/biologia-ar/introducao.htm
Esta imagem foi retirada de: http://www.simbiotica.org/argumentosevolucao.htm
Argumentos da Evolução: Anatomia Comparada
Estruturas Homologas, isto é, são estruturas semelhantes mas têm funções diferentes. Estamos perante uma evolução divergente.
Estruturas Análogas, isto é, são estruturas diferentes, mas com as mesmas funções. Neste caso, estamos perante uma evolução convergente.
Estruturas Vestigiais, que reflectem processos de evolução divergente. Por exemplo o apêndice do Homem como quase não é utilizado é um órgão bastante pequeno em comparação com outros orgãos no nosso organismo e provavelmente virá a desaparecer com o passar dos anos.
sexta-feira, 25 de janeiro de 2008
A Evolução
Os seres vivos da Terra actual estão adaptados ao meio em que vivem. Esta frase revela que entre os seres vivos e o ambiente há um relação de harmonia fundamental para a sua sobrevivência. O flamingo rosa alimenta-se de cabeça para baixo, adaptando-se à procura de alimento no lodo em que vive; os beija-flores, com os seus longos bicos, estão adaptados à recolha do néctar contido nas flores que visitam. Esses e numerosos outros exemplos são reveladores da perfeita sintonia que existe entre os seres e os seus ambientes de vida. Isto é entendido por EVOLUÇÃO.
Uma das evidências mais importantes da Evolução biológica é dada pelos fósseis, entendidos como “restos de seres vivos de épocas remotas”. Por meio deles, verifica-se que existiram organismos completamente diferentes dos actuais. Outras evidências evolutivas podem ser referidas: a semelhança embriológica, anatomica existente entre os componentes de alguns grupos animais; a existência de estruturas vestigiais, como, por exemplo, o apêndice humano desprovido da sua função quando comparado aos apêndices funcionais de outros vertebrados.
Imagem retirada de http://www.scienceclarified.com/images/uesc_06_img0297.jpg
Imagem retirada de http://www.scienceclarified.com/images/uesc_06_img0297.jpg
Lamarck Vs Darwin
As teorias de Lamarck influenciaram os estudos evolucionistas desenvolvidos por Charles Darwin. Na terceira edição de Origem das Espécies, Darwin chegou a elogiar as pesquisas de Lamarck. Pois Lamarck foi o primeiro a especular à cerca das teorias evolucionistas e à cerca das modificações nos seres vivos provenientes da alteração do meio ambiente. Apesar de divergentes, Lamarck e Darwin partiram da mesma base - o meio é que influência a alteração e as modificações presentes nos diferentes seres vivos. Segundo estes dois evolucionistas é possivel explicar a origem das espécies, Larack baseando-se mais nos seus dois argumentos fundamentais: Lei do uso e do desuso e lei da herança dos caracteres adquiridos e Darwin baseando-se na selecção na tural dos individuos mais aptos.
(Fonte: Manual adoptado no presente ano lectivo: Terra, Universo de Vida)
terça-feira, 22 de janeiro de 2008
Lei da Herança dos Caracteres Adquiridos
As modificações dos individuos, explicadas pela Lei do uso e do desuso permitiam aos individuos uma melhor adaptação ao meio, sendo transmitidas à descendência - Lei dos caracteres adquiridos. Segundo esta lei, as modificações que eram produzidas ao longo da sua vida, como consequencia do uso ou desuso dos órgãos, são hereditarias, passando de geração em geração, e originam mudanças morfológicas no conjunto da população. De acordo com a herança dos carateres adquiridos, os organismos, pela necessidade de se adaptarem ao meio ambiente, adquirem durante a vida modificações que passam aos descendentes. A adaptação é progressiva e um organismo pode desenvolver qualquer adaptação, desde que seja necessária, caminhando assim as espécies para a perfeição, em interacção com o ambiente.
(Fonte: Manual adoptado no presente ano lectivo: Terra, Universo de Vida; site: http://www.geocities.com/RainForest/Wetlands/4710/teorias.html)
Lei do Uso e do Desuso
Os seres vivos apresentam modificações que dependem do ambiente em que esses seres se desenvolvem. o ambiente combiciona a evolução, levando ao aparecimento de características que permitem aos individuos adaptarem-se às condições em que vivem. De acordo com esta lei, a necessidade de um órgão em determinado ambiente cria esse órgão e a função modifica-o, isto é, se um órgão é muito utilizado desenvolve-se tornando-se mais forte ou de maior tamanho. O mesmo acontece no sentido oposto, se esse órgão não se usa, degenra e atrofia.
A título de exemplo podemos proceder à leitura do seguinte texto e seguidamente confirmar a 1ª Lei desenvolvida por Lamarck:
" A ave, mergulha por necessidade de procura a sua presa, tenta deslocar-se à superficie, separando os dedos e empurrando a água. A pele adquire o hábito de ser esticada, formando uma membrana entre os dedos, identicas".
O mais famoso exemplo de Lamarck é o da girafa, os antepassados possuíam um pescoço curto, mas para poder alimentar das folhas das arvores, o animal teve que exceder um grande esforço no músculo do pescoço. O músculo tornou-se mais desenvolvido, passando assim de geração a geração, sendo que em cada geração o animal teria que fazer mais esforço. Passado algumas gerações os indivíduos possuem um pescoço longo e tornam-se assim uma nova espécie: girafas. Ainda hoje acredita-se que os antepassados das girafas possuíam pescoço curto e eram semelhantes ao ocapi.
(Fonte: Manual adoptado no presente ano lectivo: Terra, Universo de Vida; Site: http://www.geocities.com/RainForest/Wetlands/4710/teorias.html)
terça-feira, 15 de janeiro de 2008
Curiosidade:
Figura: Mulher holandesa à procura de comida, durante a crise de fome existente no seu país em 1944/45.
Mulheres grávidas subnutridas geraram crianças com peso abaixo do normal. Os filhos dessas crianças, por sua vez, também cresceram com peso abaixo da média, apesar de uma diéta adquada das mães durante agravidez, o que sugere a possibilidade de transmissão dos caracteres adquiridos em humanos.
Lamarck e a Adaptação
Foi de Lamarck a primeira Teoria da Evolução, formulada em 1809. Lamarck explicava a existência da evolução por dois princípios fundamentais, a Lei o do uso e do desuso e a Lei da herança dos caracteres adquiridos. Segundo Lamarck o ambiente condiciona a evolução, levando ao aparecimento de características que permitem aos indivíduos adaptarem-se às condições do ambiente onde vivem.
A adaptação representa, então, a faculdade que os seres vivos possuem de desenvolver características estruturais e funcionais que lhes permitem sobreviver e reproduzir-se em determinado ambiente. As modificações que levam à adaptação são explicdas pela Lei do uso e do desuso.
Figura: Nas serpentes, os órgãos locomotores são inexistentes ou atrofiados, pois não eram necessários à sua locomoção. A serpente sofreu uma adaptação ao meio, explicada através de Lamarck pela Lei do uso e do desuso. (imagem retirada de: http://www.theage.com.au/news/national/harmless-snake-proves-deadly/2007/04/16/1176575716438.html)
(Fonte: Texto de autoria do grupo)
Jean-Baptiste Pierre Antoine de Monet, Cavaleiro de Lamarck, naturalista francês, nasceu a 1 de Agosto de 1744 e defendeu as teorias evolucionistas. Lamarck personificou as idéias pré Darwinistas sobre a evolução. Foi ele que, de facto, introduziu o termo biologia. Antes de 1800 ele era um essencialista que acreditava que as espécies eram imutáveis. Mas graças apo seu trabalho sobre os moluscos da Bacia de Paris, ficou convencido da transmutação das espécies ao longo do tempo e desenvolveu a sua teoria da evolução, que foi apresentada ao público em 1809 na sua Philosophie Zoologique.
(Fonte: site http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Baptiste_Lamarck )
Assinar:
Postagens (Atom)