terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Lei do Uso e do Desuso

Os seres vivos apresentam modificações que dependem do ambiente em que esses seres se desenvolvem. o ambiente combiciona a evolução, levando ao aparecimento de características que permitem aos individuos adaptarem-se às condições em que vivem. De acordo com esta lei, a necessidade de um órgão em determinado ambiente cria esse órgão e a função modifica-o, isto é, se um órgão é muito utilizado desenvolve-se tornando-se mais forte ou de maior tamanho. O mesmo acontece no sentido oposto, se esse órgão não se usa, degenra e atrofia.
A título de exemplo podemos proceder à leitura do seguinte texto e seguidamente confirmar a 1ª Lei desenvolvida por Lamarck:
" A ave, mergulha por necessidade de procura a sua presa, tenta deslocar-se à superficie, separando os dedos e empurrando a água. A pele adquire o hábito de ser esticada, formando uma membrana entre os dedos, identicas".

Free Image Hosting at

O mais famoso exemplo de Lamarck é o da girafa, os antepassados possuíam um pescoço curto, mas para poder alimentar das folhas das arvores, o animal teve que exceder um grande esforço no músculo do pescoço. O músculo tornou-se mais desenvolvido, passando assim de geração a geração, sendo que em cada geração o animal teria que fazer mais esforço. Passado algumas gerações os indivíduos possuem um pescoço longo e tornam-se assim uma nova espécie: girafas. Ainda hoje acredita-se que os antepassados das girafas possuíam pescoço curto e eram semelhantes ao ocapi.

Free Image Hosting at

(Fonte: Manual adoptado no presente ano lectivo: Terra, Universo de Vida; Site: http://www.geocities.com/RainForest/Wetlands/4710/teorias.html)

Nenhum comentário: